vacina-da-dengue-quem-pode-tomar-eficacia-e-seguranca

Vacina da Dengue: Quem Pode Tomar, Eficácia e Segurança

 

Como é a Vacina da Dengue? 

A vacina Qdenga (viva, atenuada) é uma inovação significativa no combate à dengue, uma doença viral transmitida por mosquitos que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. 

Esta vacina tetravalente é composta por uma cepa 2 do vírus da dengue atenuado, caracterizada molecularmente, e três cepas recombinantes do vírus da dengue 2 atenuado que expressam antígenos de superfície correspondentes aos sorotipos 1, 3 e 4. Esta composição visa proporcionar proteção ampla contra todos os sorotipos do vírus da dengue.

Como a Vacina é Administrada

Esta dose é administrada por via subcutânea (SC). O diluente pode ser apresentado em um frasco de dose única ou seringa pré-preenchida (PFS). Para garantir a sua eficácia, o produto deve ser armazenado e distribuído a uma temperatura entre 2°C e 8°C.

Quem pode tomar a Vacina 

A vacina é recomendada para crianças a partir de quatro anos, adolescentes e adultos até 60 anos, mesmo que já tenham tido uma infecção anterior pelo vírus da dengue.

Esquema de Vacinação

O esquema de administração consiste em duas doses, com um intervalo de três meses (0 e 3 meses). 
 

Em 2024, a vacina Qdenga (atenuada),  inicialmente, vai contemplar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que apresenta maior risco de agravamento e regiões com maior incidência da doença. Isto porque o laboratório tem uma quantidade restrita de doses disponíveis.

Independentemente de infecção prévia por dengue (soropositivos e soronegativos). O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com um intervalo de três meses entre as doses.

Recomendações Pós-infecção

Após infecção pelo vírus da dengue, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal, Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre a primeira e a segunda dose (D1 e D2), desde que a D2 não seja administrada em um período inferior a 30 dias após o início da doença. Este intervalo não prejudica a resposta imunológica para a complementação do esquema vacinal, não sendo necessário reiniciá-lo.

Eficácia e Segurança da Vacina 

A vacina é fornecida como um pó liofilizado estéril injetável, que deve ser reconstituído no momento da administração com um diluente, uma solução de cloreto de sódio, para fornecer uma dose de 0,5 mL. 

Os estudos clínicos realizados demonstraram uma eficácia geral de 80,2% da Qdenga contra a dengue causada por qualquer sorotipo, independentemente da situação sorológica prévia para dengue (soropositivos e soronegativos combinados), durante 12 meses após a administração da vacina.

A avaliação de eficácia, imunogenicidade e segurança da Qdenga foi baseada em 18 estudos clínicos, incluindo sete estudos de fase 3, seis de fase 2 e cinco de fase 1, abrangendo aproximadamente 27.000 participantes de regiões endêmicas e não endêmicas de dengue, com idades entre 1,5 e 60 anos.

Estudo DEN-301

A principal evidência de eficácia da Qdenga provém do estudo de fase 3, randomizado e controlado por placebo (DEN-301). Este estudo de larga escala foi conduzido em países endêmicos para dengue, focando na avaliação da eficácia, segurança e imunogenicidade da vacina. Os resultados deste estudo foram fundamentais para a obtenção das aprovações regulatórias.

Aprovações Regulatórias

A Qdenga recebeu uma recomendação positiva da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) em 14 de outubro de 2022, no âmbito do programa “EU Medicines for all (EU-M4All)”. Este programa permite a avaliação de medicamentos destinados a países de baixa e média renda fora da União Europeia (UE). Posteriormente, a vacina foi aprovada para comercialização na UE em 20 de dezembro de 2022.

No Brasil, a Qdenga foi registrada em conformidade com a RDC nº 55/2010, que regulamenta o registro de produtos biológicos.

A introdução da vacina Qdenga representa um avanço significativo na prevenção da dengue, oferecendo proteção contra todos os sorotipos do vírus e proporcionando uma nova ferramenta para combater esta doença debilitante. Com uma eficácia comprovada e um perfil de segurança robusto, a Qdenga tem o potencial de reduzir significativamente a carga da dengue em populações de risco, especialmente em áreas endêmicas.

O sucesso da sua implementação dependerá da adesão às diretrizes de administração e armazenamento, bem como do contínuo monitoramento de sua eficácia e segurança em larga escala.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima